domingo, 3 de março de 2013

Field work of the POLARCANION II & PRO-OASIS I cruises done!

After ~30 days of sea, the GOAL team executed 97 hydrographic CTD stations in the Bransfield and Gerlache Straits, and near the edge of the sea ice north of Powell Basin. The figure below show the areas sampled by the PRO-OASIS and POLARCANION projects. The BALEIAS project collected samples of 29 whales in the region. Congratulations to all researchers and the crew of the N.Po. Almte. Maximiano!

Após aproximadamente 30 dias de mar, o grupo do GOAL executou 97 estações oceanográficas de CTD nas regiões dos Estreitos de Bransfield e Gerlache, e na margem do gelo marinho ao norte da Bacia Powell. A figura abaixo mostra as áreas amostradas pelos projetos PRO-OASIS e POLARCANION. O Projeto BALEIAS recolheu amostras de 29 exemplares de baleias na região. Parabéns a todos os pesquisadores embarcados e a tripulação do N.Po. Almirante Maximiano! 


sábado, 2 de março de 2013

Vídeo da Biópsia de Baleia Fin

Biópsia remota de Baleia Fin realizada pelo grupo de pesquisadores do projeto BALEIAS nas proximidades do gelo marinho na região norte da Bacia Powell, oceano Austral.




sexta-feira, 1 de março de 2013

Saudades...

Uma produção luso-brasileira para todos que têm acompanhado os nossos trabalhos através deste BloGuE.

PRO-OASIS sea ice edge sampling done!!!

This year shows an anomalous sea ice concentration in the northern Weddell Sea. Thus, the PRO-OASIS grid was designed (and dislocated) to follow the sea ice edge north of the Powell Basin, which presented sea ice concentration higher than 40% (see the sea ice concentration images at http://www.iup.uni-bremen.de:8084/amsr2/WeddellSea_AMSR2_visual.png). Below, the PRO-OASIS grid map executed this year.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

On the Edge...

Com o objetivo de investigar a influência do gelo marinho sobre a comunidade fitoplanctônica e as propriedades óticas, físicas e químicas da água do mar, o projeto PRO-OASIS deu início a sua segunda fase de amostragem na margem do gelo marinho antártico. As estações são definidas em função da localização do campo de gelo marinho. A influência do gelo marinho é evidente nos perfis de salinidade.

Sea ice edge in the northern Weddell Sea

CTD operators

Profile of Physical Properties


Fotos: Camila Signori

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Around Clarence Island, Antarctic

O N.Po. Almte. Maximiano encontra-se navegando ao redor da ilha Clarence, Antártica, para dar início as coletas do projeto PRO-OASIS nas proximidades da margem do gelo marinho.

The Brazilian Navy vessel "N.Po. Almte. Maximiano" is now around the Clarence Island, Antarctic, to start the activities near the boundaries of the sea ice.

Imagens de hoje ao redor da ilha Clarence, Antártica.
Images of the Clarence Island today.




Clarence Island


Fotos e Vídeo: Rodrigo Kerr


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Passagem pelo Estreito Antártico....

N.Po. Almte. Maximiano navegando pelo Estreito Antártico (Antarctic Sound).

By Luciano "Luti" Azevedo.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O som das Orcas...

Hoje o Projeto BALEIAS avistou um grupo de baleias Orca (Orca tipo B) na região do Estreito Antártico (Antarctic Sound). Abaixo uma foto da biópsia remota e uma gravação do som produzido por estes animais.

Foto: Luciano Dalla Rosa (Projeto BALEIAS)

Reunião do G4 no passadiço


Reunião de cúpula do G4 (Baleias, Ótica, Fito e Física) no passadiço do "Tio Max"






Entre estações

Além do trabalho que temos durante as nossas coletas e manutenção de experimentos, nas horas vagas de pausa de trabalho, pudemos fazer uma visita em terra firme. Nada que não fosse também científico. Observar as aves, coletar perifíton de gelo, fitoplâncton.... rolar na neve, posar com pinguins e escalar rochas antárticas.
Mesmo sendo difícil de transmitir a magnífica sensação de estar em altas latitudes e em inóspito lugar, seguem algumas das fotos reveladoras dos nossos olhares sobre o continente gelado.








Aguardem por surpresas musicais que estão sendo formuladas laboratorialmente. Está para breve a sua divulgação! Não percam!!!

Phytoplankton activities

Com o tempo bom aqui em "Antarctic Sound", o turno do dia da equipe do fitoplâncton teve uma pausa que nos permitiu fazer essa postagem enquanto o grupo da noite ainda descansa. Assim podemos falar um pouquinho do que estamos fazendo até então.
 
 
A rotina de trabalho envolve muitas filtrações, microscopia, análises de fluorescência, incubações de produção primária, CDOM, e absorção fitoplanctônica. Nosso grupo fica dividido em dois turnos, onde mal se consegue terminar todo o trabalho e já se entrega serviço para o pessoal que chega para render trabalho.

 
Durante o turno, fica-se praticamente confinado ao laboratório molhado, que está constantemente enxarcado pela grande quantidade de água que é transferida pra diversos frascos, cada vez que chegamos a uma estação oceanográfica. Junto da água molhada o único aquecedor da sala, acaba não surtindo tanto efeito! Contamos somente com o calor humano e as muitas risadas que somente um lugar confinado pode proporcionar!

Além disso, nosso experimento com o Ferro tem sido bastante interessante. Já o realizamos em Gerlache e ontem foi o início do experimento em Bransfield, onde fizemos mais uma coleta com o bote pelas 7:00h da matina. Ainda falta o terceiro ponto de amostragem que será o mais próximo das influências do Mar de Weddell.



Para a manutenção do experimento, a Equipe do turno está sempre à postos e com rotina de trabalho constante, para manutenção de nossas unidades experimentais. Medidas de temperatura, quantidade de luz pelo sensor de PAR e o revolvimento das amostras a cada 2 horas, mesmo abaixo de neve, com água a -1⁰C às vezes, para permitir a mistura adequada do microcosmo.
 
 
 

Os dias de início de experimento, são de trabalho intensivo por cerca de 8 horas, até que tudo esteja certinho. Divisão das águas entre as várias equipes trabalhando: Camila com a produção bacteriana, Ricardo, Tainá e Leandro, nas análises de nutrientes, alcalinidade e outros parâmetros; Maria Fernanda medindo fluorescência com o FIRE, Amábile com as filtrações de CDOM e absorção e o quinteto (Rafael, Márcio, Luti, Tiago e Arnaldo) fazendo a parte de filtração, fracionamento, microscopia e fluorescência com o PAM.

Obviamente, tudo sempre feito com a atenção especial da tripulação do navio, que sempre está super disposta a auxiliar o nosso grupo de pesquisa durante as dificuldades operacionais. Deixamos registrado a eles também o nosso obrigado!

ALMTE. MAXIMIANO and POLARSTERN in Antarctic Sound


Parceiros em diversas cooperações científicas, pesquisadores do GOAL e AWI se encontram no Estreito Antártico.

International scientific collaborators,  GOAL and AWI researchers have met in the Antarctic Sound.

GOAL = Brazilian High Latitudes Oceanographic Group - Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (www.goal.furg.br)

AWI = Alfred-Wegener Institut - Instituto Alemão Alfred-Wegener (www.awi.de)

POLARSTERN

 Vista ao lado do sistema óptico HyperSAS.



Primeiras amostras para biópsia de Baleias Fin no PROANTAR


Ontem o projeto Baleias coletou, pela primeira vez na história do Programa Antártico Brasileiro, amostras para biópsias de Baleias Fin. A Fin é a segunda maior espécie de baleias e considerada a mais veloz dentre todas, não sendo comum encontrar grupos tão grandes na região. A coleta foi realizada cerca de 5 milhas nauticas da Ilha Rei George, arquipélago das Ilhas Shetland do Sul.
Agradecimentos da equipe GOAL ao apoio do NPo. Almirante Maximiano e sua tripulação!

Yesterday the first Fin Whales biopsis samples were collected by the GOAL Team (BALEIAS Project) around the King George Island.


Foto: Camila Signori

Foto: Camila Signori

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Parabéns Luti!!! Happy Birthday!!!


Parabéns e felicidades Luti...são os votos de toda a equipe GOAL a bordo do N.Po. Almirante Maximiano!!! Aproveite mais essa passagem pelos mares antárticos e o balanço do Estreito de Bransfield para comemorar esta data!!!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Leaving Admiralty Bay to return the scientific activities in the Bransfield Strait!

Brazilian polar vessel "N.Po. Almirante Maximiano" leaving Admiralty Bay (Antarctic) towards the second part of the POLARCANION and PRO-OASIS cruise. View of the vessels NApOc Ary Rongel and GERMANIA giving support to the reconstruction of the Brazilian Antarctic Station (EACF).


Parabéns Ella!!! Happy Birthday Ella!!!

Este talvez seja o cruzeiro em que mais integrantes do GOAL estejam fazendo aniversário a bordo!!! Ella...Parabéns e felicidades são os votos de toda a equipe GOAL a bordo do N.Po. Almirante Maximiano!!! Aproveite o break na Baia do Almirantado e curta esta data especial!!!

Ella - integrante GOAL pelo projeto PRO-OASIS.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

First legs of POLARCANION/PRO-OASIS cruise were completed!!!

Forty (40) CTD hydrographic casts were completed this morning...the eastern basin of the Bransfield Strait and the marginal sea ice grid in the Powell Basin as part of the PRO-OASIS goals will be executed during the second part of the cruise.

CTD stations completed.

Happy Birthday!!! Feliz Aniversário!!! Feliz Cumpleaños!!!

Felicidades Jorge! Equipos de proyecto POLARCANION, PRO-OASIS e BALEIAS desean un feliz cumpleaños a bordo del buque N.Po. Almirante Maximiano.



sábado, 16 de fevereiro de 2013

Starting the POLARCANION hydrographic repeat sections

We have just started the POLARCANION CTD hydrographic repeat sections crossing the Bransfield Strait from the canyons around the western Antarctic Peninsula to the South Shetlands Islands.

Iniciando as estações oceanográficas da linha de repetição do GOAL, cruzando o Estreito de Bransfield a partir dos canyons da região oeste da Península Antártica até as Ilhas Shetlands do Sul.

Bransfield Strait near the Antarctic Peninsula today.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Parabéns Jeane!!!

Mais um integrante Pro-Oasis comemorando seu aniversário em altas latitudes!!! Parabéns Jeane!!!